Projetos vinculados

Atualmente, o Grupo Ir e Ver possui dois projetos de Extensão cadastrados na UERJ:

1) Ir e Ver: O Turismo Pedagógico como ferrramenta de apoio ao ensino médio.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) oferecem diretrizes para se trabalhar os conteúdos das diversas disciplinas da educação básica. Uma delas é a necessidade de incorporar o contato com a realidade ao processo de aprendizagem, isto é, levar o ensino para além das paredes da sala de aula e dos muros da escola, promovendo, assim, a ligação necessária entre teoria e realidade. O ir e ver mostra-se, assim, uma etapa fundamental no processo de aprendizagem, não somente para enriquecer e “dar vida” ao conteúdo disciplinar, como também para estimular a curiosidade do estudante, levando-o a querer aprender cada vez mais.

O turismo transcende a simples ação de viajar. Ele é uma atividade capaz de proporcionar o encontro entre pessoas de diferentes culturas, um elemento transformador do espaço, uma forma de geração de renda e, entre outras coisas, nos faz enxergar o que está além do que a paisagem nos mostra imediatamente. Quanto maior for o contato direto com a realidade, mais apurado será o olhar e, consequentemente, maior será a possibilidade de compreensão dessa realidade, sobretudo, se a observarmos com um conhecimento prévio. É justamente aí que o Turismo Pedagógico se mostra como uma importante ferramenta de apreensão do mundo, pois tem como objetivo maior mostrar na prática o que se aprende em sala de aula. Não se trata simplesmente de um passeio, mas de um processo que envolve a teoria da sala de aula com o que se vê fora dela. Por exemplo: uma verdura hidropônica que comemos sem prestar-lhe muita atenção tornar-se-á mais interessante se pudermos ver como ela é cultivada, as relações de trabalho envolvidas na sua produção, assim como o seu percurso até chegar ao supermercado e à mesa dos seus consumidores. O serviço de Turismo Pedagógico, em geral, é oferecido por agências de turismo por um custo relativamente alto e, portanto, torna-se de difícil acesso aos estudantes de escolas públicas. Com este projeto, pretende-se oferecer o serviço a escolas de educação básica do município de Teresópolis, a fim de fazer os estudantes enxergarem a escola como um ambiente estimulador de sua curiosidade e formador de sua cidadania. Dessa forma, poderá ser feita a importante e necessária ligação entre universidade e escola de uma forma verdadeiramente produtiva.

2) Roteiros Turísticos Pedagógicos: elaboração de propostas de aulas-passeio com pontos turísticos de Teresópolis/RJ.

Como o Turismo Pedagógico pode ajudar a transformar a sala de aula em um espaço mais interessante? Sendo uma ferramenta que ligue a teoria à prática, que mostre ao estudante o sentido do conteúdo lecionado, deixando este mais atrativo e estimulando, assim, o seu aprendizado. Para isso é necessário planejamento e um trabalho organizado pelo professor e os demais responsáveis pela aula-passeio. Dessa forma, é possível ampliar a curiosidade do estudante, fazê-lo perceber a importância de se preservar o patrimônio cultural e natural, estimular o convívio social, além de ajuda-lo a reconhecer-se como cidadão.

Existem diversos estudos que mostram que a aprendizagem ocorre com maior eficácia quando utilizam-se dois ou mais sentidos. Além de ouvir, se o aluno puder ver, tocar, cheirar os elementos que estão presentes no local visitado, é possível que ele o apreenda de forma mais rica e completa e, assim, possa compreender o conteúdo de uma forma mais lúdica e eficaz, além de ser capaz de construir seu próprio conhecimento. Neste sentido, o Turismo Pedagógico pode ser uma importante ferramenta de difusão da história e cultura locais. Os alunos podem passar a conhecer melhor o município e a região onde vivem e, por conseguinte, aprender a importância de se preservar o patrimônio coletivo e de colaborar para o desenvolvimento local. Como propõe a Organização Mundial de Turismo(OMT), “Certos roteiros turísticos podem ser considerados como turismo educacional, pois são voltados para locais históricos, culturais ou científicos importantes, e muitas vezes são coordenados por um professor especializado, ao contrário da simples visita a locais turísticos, os roteiros educacionais podem incluir livros, palestras e outros materiais complementares para criar uma experiência de aprendizagem mais formal” (OMT, 2003: p.90-91 apud MILAN, 2007: 26).

Dessa forma, entende-se aqui o Turismo Pedagógico como um trabalho que visa a promover visitas a lugares de interesse turístico-pedagógico, planejadas e organizadas por professores e gestores da escola e equipe do grupo Ir e Ver (professores e alunos,) que possibilitem, de forma eficiente e lúdica, a aquisição e o aprofundamento de conhecimentos e a apreensão particular da realidade.

Por isso, o projeto tem como principal objetivo elaborar roteiros de Turismo Pedagógico para escolas públicas e privadas do município de Teresópolis, a fim de oferecer uma forma alternativa de aquisição e de produção de conhecimento, contribuindo, assim, para a melhoria da educação básica e para a necessária ligação entre escola e universidade.